O Risco Cirúrgico Da Inserção De Cateter Suprapúbico E Sequelas De Longo Prazo PMC



Se você estiver tendo problemas para trocar o cateter, ligue para o seu médico imediatamente. Insira um cateter na uretra através da abertura urinária entre os lábios (mulheres) ou no pênis (homens) para urinar. Não remova o cateter suprapúbico porque o orifício pode fechar rapidamente. No entanto, se você já removeu o cateter e não consegue recolocá-lo, ligue para o seu médico ou vá ao pronto-socorro local. Alguns profissionais de saúde recomendam virar o cateter ao limpar a área para ajudar a evitar que o cateter grude na parede da bexiga.



Dos pacientes que tiveram cateter uretral prévio, 89% relataram preferência pelo SPC. A inserção do cateter suprapúbico (SPC) é um procedimento urológico muito comum. É amplamente praticado por diversas especialidades e é um requisito padrão que aparece no diário de bordo básico do estagiário de cirurgia. Foi sugerido como um procedimento adequado para a prática clínica do enfermeiro especialista. No entanto, alguns são difíceis e a evidência anedótica sugere que acarretam uma morbilidade e mortalidade significativas. Há falta de evidências publicadas sobre morbidade e mortalidade pós-operatória. Os cateteres suprapúbicos são geralmente seguros e apresentam baixo risco de complicações.

Como Devo Cuidar Do Meu Cateter Suprapúbico?



Em pacientes submetidos a cirurgia de bexiga, próstata ou uretra, esses tubos podem ser uma ferramenta valiosa para manter uma drenagem urinária adequada. O cateterismo suprapúbico refere-se à colocação de um tubo de drenagem na bexiga urinária logo acima da sínfise púbica. Isso normalmente é realizado para indivíduos que não conseguem drenar a bexiga pela uretra. O cateterismo suprapúbico oferece um meio alternativo para drenar a bexiga urinária quando outros métodos não são clinicamente viáveis, indesejáveis ​​ou impossíveis. Esta atividade revisa a técnica de cateterismo vesical suprapúbico, suas indicações, contraindicações e papel da equipe interprofissional no manejo de pacientes que não conseguem urinar. A taxa de complicações intra-operatórias foi de 10% e a taxa de complicações em 30 dias foi de 19%.

  • Eles também inflarão o balão com água estéril para manter o cateter no lugar na bexiga.
  • Você ou um membro da sua família também pode ser ensinado a trocar o cateter.
  • Também é possível ter relações sexuais usando um cateter suprapúbico, algo que você não pode fazer com um cateter uretral.
  • A cistotomia aberta envolve uma incisão pequena, tipicamente transversal, cerca de 2 dedos acima da sínfise púbica.


Porém, às vezes a equipe de saúde precisa ver ou alcançar sua pele e se for necessário utilizará uma máquina de cortar cabelo elétrica com cabeça descartável de uso único, no dia da cirurgia. Não raspe o cabelo sozinho nem use uma navalha para removê-lo, pois isso pode aumentar o risco de infecção. Dentro de quatro semanas após a inserção do cateter, se o cateter bloquear, o canal entre a pele e a bexiga não terá cicatrizado completamente e, portanto, não será possível trocar o cateter. Se o bloqueio ocorrer dentro de quatro semanas, é muito importante que o cateter não seja retirado na tentativa de trocá-lo.

Riscos E Benefícios



Se notar algo incomum ou se sentir mal, contacte o seu médico ou enfermeiro. Um relatório publicado na revista Translational Andrology and Urology afirma que as taxas de infecções e complicações são praticamente as mesmas para cateteres suprapúbicos e urinários. Sheriff et al.2 relataram a decepcionante descoberta de que cada vez mais os RCM não são alterados na comunidade, o que coloca pressão sobre o pessoal do hospital.

Malpositioned Suprapubic Catheter Results in Perforation of Penile Urethra and Septic Shock – Cureus

Malpositioned Suprapubic Catheter Results in Perforation of Penile Urethra and Septic Shock.

Posted: Wed, 12 Feb 2020 08:00:00 GMT [source]



Lave o interior do saco com sabão e água fria e enxágue abundantemente com água limpa. Você também pode enxaguar o saco com uma solução de 1 ¼ xícara de vinagre branco em 2 litros de água para ajudar a reduzir odores e prevenir infecções. Um curativo cobrirá a ferida após a operação e você deve mantê-lo no lugar até que a ferida cicatrize. Embora nem sempre seja necessário, muitas pessoas preferem usar um curativo ao redor da ferida o tempo todo. O tipo de curativo pode variar, seu profissional de saúde poderá aconselhá-lo sobre um curativo adequado. Para evitar puxar, pode ser aconselhável fixar o cateter ao abdómen com um dispositivo de fixação ou fita adesiva.

Complicações



Um pequeno balão na ponta do cateter é inflado para evitar que caia. Um médico ou enfermeiro pode trocar o cateter em sua casa ou no departamento de cirurgia ou urologia. Você ou um membro da sua família também pode ser ensinado a trocar o cateter. Foram identificados 232 pacientes que tiveram inserção de CCP no centro cirúrgico sob orientação cistoscópica, entre 1994 e 2002.

  • Um relatório publicado na revista Translational Andrology and Urology afirma que as taxas de infecções e complicações são praticamente as mesmas para cateteres suprapúbicos e urinários.
  • O seu profissional de saúde irá aconselhá-lo se for necessário e ajudá-lo a decidir sobre o melhor método.
  • As complicações a longo prazo incluíram ITUs recorrentes (21%), bloqueio de cateter (25%), resultando em múltiplos acidentes e atendimento de emergência (43%).
  • Existem duas categorias; estas são técnica aberta e técnica percutânea.
  • Os tubos de drenagem suprapúbicos geralmente saem através de um local na linha média, mas fora do centro (através do reto) também é aceitável, dependendo do hábito corporal do paciente.


Qualquer pessoa que não consiga esvaziar a bexiga pode precisar de um cateter. Um cateter suprapúbico pode ser escolhido porque é mais confortável e tem menos probabilidade de causar infecção do que cateteres uretrais permanentes.

Serviço De Aconselhamento E Ligação Ao Paciente (PALS)



As complicações a longo prazo incluíram ITUs recorrentes (21%), bloqueio de cateter (25%), resultando em múltiplos acidentes e atendimento de emergência (43%). Apesar disso, o índice de satisfação foi elevado (72%) e a maioria dos pacientes (89%) prefere o SPC ao cateter uretral.

  • Foram identificados 232 pacientes que tiveram inserção de CCP no centro cirúrgico sob orientação cistoscópica, entre 1994 e 2002.
  • Os cateteres suprapúbicos são geralmente seguros e apresentam baixo risco de complicações.
  • O cateterismo suprapúbico pode ser realizado com anestesia local ou geral dependendo da situação.
  • Você deve lavar seu cateter suprapúbico pelo menos uma vez por dia.
  • É uma boa ideia lavar sua bolsa coletora se você for usar um cateter suprapúbico por mais de uma semana ou se ela cheirar mal.

click this